03
jun
10

você conhece a Cinemateca Brasileira?!

Por Annelise Medeiros

Não conhece? Eu também não sabia da sua existência! Mas agora tudo pode mudar. O lugar é muito interessante e merece um post sobre ele no blog dos nossos amigos São Outros Paulos. Fica a dica!

Localizado na Vila Mariana a cinemateca é um espaço bonito e bem estruturado, para chegar lá a pé, basta descer na estação Vila Mariana do Metro, pegar o onibus Terminal Santo Amaro e descer na rua Tangara, 304. Ao descer do onibus já tem uma placa indicando aonde fica. É uma construção  doada pela prefeitura que antes era o Matadouro Municipal, porém mais parece com uma igreja, confira a foto da fachada

Ao chegar lá você verá um corredor aberto e tranquilo, um entrada com muitos vidros e um segurança que pede apenas seu primeiro nome para anotar no livro (não entendi aonde está a segurança disso, mas ok). Caminhando pelo corredor, a sua direita fica uma biblioteca com livros e vídeos, computadores e televisões de plasma a sua disposição; a sua esquerda fica um grande espaço com uma pequena lanchonete e uma sala de cinema com 110 lugares. Embora não seja uma distribuidora de filmes, a Cinemateca Brasileira pode fornecer cópias para exibição em suas dependências ou em espaços externos. A solicitação deve ser feita por escrito, com dois meses de antecedência (60 dias), período necessário para a revisão técnica do material.

Em uma conversa com o diretor do espaço, Carlos Magalhães, ele comentou que dá para ser realizado projeções a céu aberto no grande espaço que eles tem, uma espécie de quintal entre as contruções do terreno. Ele explica: “do lado de dentro de uma das salas fica um projetor apontado para o lado de fora [por trás do vidro], e este espaço de fora consegue acomodar bastante gente que assiste à projeção”.

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940. Seus fundadores eram jovens estudantes do curso de Filosofia da USP. Ele já foi fechado pela polícia do Estado Novo, para saber mais de sua história clique aqui.

A programação é bem variada e está disponível no site. Do dia 1 ao dis 29 de junho há o Curta Cinemateca, uma seleção diversa de filmes lançados recentemente pela Programadora Brasil. Serão projetados filmes e vídeos brasileiros para circuitos de exibição não-comercial. Os programas selecionados este mês dão um apanhado da produção curta-metragista brasileira, reunindo animações, documentários e ficções que tratam de variados temas – artes, futebol, poesia, música, entre outros. As sessões do CURTA CINEMATECA são fixas e acontecem sempre às terças e sábados, às 18h00. Para saber os filmes que serão exibidos e horários para se programar entre no site.

Anúncios

0 Responses to “você conhece a Cinemateca Brasileira?!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: