20
maio
10

Para mergulhar no universo do cinema

Por Annelise Medeiros

O vamos falar de cinema indica alguns livros para quem gosta da sétima arte. Se você é um destes, se prepare, porque tem muita coisa boa por ai.

Tem títulos muito curiosos como Os Segredos dos Roteiros da Disney que, baseado nos clássicos dos estúdios Disney, como “Branca de Neve”, “Bambi”, “A Pequena Sereia” e “Rei Leão”, conta quais são as técnicas usadas para criar estas obras que divertem, inspiram e encantam. A partir dessas dicas, os autores Jason Surrell e Panda Books mostram como colocar as hitórias em prática criando roteiros originais com um trama atraente. Inspire-se nos roteiristas da Disney para alinhavar sua história, construir personagens, recriar textos clássicos e tudo o mais que envolve a criação de um texto. O divertido é que o livro traz ainda citações inspiradoras de Walt Disney e histórias pessoais da criativa comunidade do estúdio.

Um outro título bárbaro é O Clube do Filme de David Gilmour, crítico de cinema canadense, que usou do seu vasto conhecimento sobre filmes para se aproximar de seu filho Jesse. O filho tinha 15 anos e era problemático e muito ruim na escola. Após ser reprovado uma porção de vezes, o pai resolveu tomar uma atitude: combinou com o filho que ele poderia largar a escola desde que assistissem juntos três filmes por semana. A partir dessa atitude o pai consegue estabelecer um bom diálogo com o filho e vai narrando ao leitor esta vivência a partir das discussões e da percepção singular de cada um sobre roteiros, diretores, atores e filmes. Vários filmes são citados como “A Doce Vida”, “Instinto Selvagem”, “O Iluminado”, “O Poderoso Chefão” e muitos outros.

Para adentrar no mundo do cinema moderno e receber ótimas indicações recomendo o livro Os Melhores Filmes Novos. O autor Luciano Ramos seleciona 290 títulos entre os 2 mil filmes produzidos entre 2005 e 2009. É como se fosse um guia, ele divide os filmes por categoria (aventura, brasileiros, comédia, documentário, drama, fantasia, história e infantil) e analisa segundo os critérios de melhor  argumento, roteiro, elenco, produção e direção. São filmes de diversos tipos, desde os blockbusters de bilheteria até os novos diretores, daqueles que ficaram meses em cartaz até aqueles que passaram desapercebidos pelo público.

Outros títulos interessantes: O Século do Cinema de Glauber Rocha e Cosac Naify

Lendo as Imagens do Cinema de Laurent Jullier e Michel Marie

A Utopia no Cinema Brasileiro de Lucia Nagib e Cosac Naify

O Cinema Segundo François Truffaut de Anne Gillain

Livros sobre atores do cinema Hollywoodiano (todos escritos pelos autores Paul Duncan (Editor) e Taschen): Johnny Depp, Robert De Niro, James Dean, Charlie Chaplin,

Anúncios

0 Responses to “Para mergulhar no universo do cinema”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: