19
maio
10

Um pouco de Argentina

Natália Figueiredo

Jamais afirmaríamos que os argentinos são magníficos no futebol. Mas um fato é inegável: o cinema argentino está cada dia melhor. Desde a década de 90, suas produções estão sendo marcadas pela qualidade, criatividade e talento.

Para provar isso, basta observar os prêmios que o cinema argentino vem conquistando. Em 2006 El Custodio do diretor Rodrigo Moreno ganhou o prêmio Alfred Bauer à Contribuição Artística em Berlim. Em 2007, também no festival Internacional de Berlim Otro, de Ariel Rotter, ganhou o Urso de Prata, e Julio Chávez recebeu o Urso de Prata como Melhor Ator também por esse filme.

O exemplo mais recente que podemos citar é o “Segredo de seus Olhos” do diretor Juan José Campanella que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, desbancando o alemão “A Fita Branca”, de Michael Haneke, considerado o grande favorito da categoria.

Além do execelente roteiro, com um final surpreendente que há tempos não vemos no cinema, outros elementos se destacam, como observado pelo site terra:

“Tenso e com uma análise do psicológico de seus personagens, O Segredo dos seus Olhos preza por suas atuações, efeitos visuais (o envelhecimento dos atores é muito bem trabalhado) e sua fotografia, que abusa da profundidade do bem-feito plano sequência e das cenas de desfoque.”

Para quem pouco conhece do cinema argentino vale a pena começar por seus clássicos mais famosos, como O Filho da Noiva do mesmo direto de “O Segredo de seus olhos”, Nove Rainhas, de Fabián Bielinsky, A História Oficial, de Luis Puenzo, Plata Quemada de Marcelo Piñeyro e O Abraço Partido de Daniel Burman.

[yutube=http://www.youtube.com/watch?v=FJf5pbUheSI]

http://www.youtube.com/watch?v=M9Les56e22c&feature=related

Anúncios

0 Responses to “Um pouco de Argentina”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: