06
maio
10

Curtas metragens

Por Annelise Medeiros

Um filme inferior a 30 minutos é considerado um curta metragem. Há quem faça boas histórias em apenas esse pouco tempo!! Um desses é um grande amigo meu Rodrigo Bernardo, diretor de cinema, que já ganhou seis prêmios com seu curta Malu e Fred no festival Curta Santos. O curta premiado infelizmente não está disponível na internet, mas tem o filme, dele também, chamado Laurita . O roteiro é de Luis Fernando Veríssimo já se imagina como é divertido.

 Um curta documentário exelente é o lha das flores, filme de Jorge Furtado de 1989 que conta de uma forma muito envolvente o trajeto de um tomate desde sua produção até o consumo dele como forma de lixo pela população que não tem dinheiro na ilha das flores. Um jeito magnífico de trabalhar o conceito de pobreza do pessoal da Ilha das Flores! Entrem e tirem suas próprias conclusões

O nome desse próximo é Ensaio. É um curta simples sobre a relação de um filho que não conseguia dizer para a mãe que a amava. Do diretor Marcio Salem e com atuação de Andréia Beltrão e doRafael Miguel, o menino da propaganda da Chicória, o curta é simples mas tem uma profundidade interessante. Até para homenagear as mães perto do dia delas.

Sensibilidade é o tema principal desse filme! De César Fernando de Oliveira, a história 10 centavos provoca muitas lágrimas. Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

De nome curta metragem, é um filme desenho de  segundos. Bem inteligente e interessante, sem nenhuma fala e com uma música francesa de fundo que acompanha o andamento da história, é singelo e divertido.

A Petrobrás ajuda em muito essas produções. Tanto que lançou um projeto chamado Curta na escola. A idéia é incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula. Neste projeto se oferece indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site. Em contrapartida pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversair abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.

Anúncios

1 Response to “Curtas metragens”


  1. 1 Eric Visintainer
    maio 16, 2010 às 2:40 pm

    É filmes de curta metragem deveriam ser exibidos mais frequentemente nas telonas pelo Brasil a fora. Eles trazem messagens muito importantes que os diretos tem a imensa capacidade de limiata-las a 30 minutos por sessão. Muito bem feito Annelise em não comprar os curtas citados acima mas sim em apenas citalos como uma boa dica de divertimento.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: