28
abr
10

Música para assistir

Natália Figueiredo

Com eles não há meio termo: ou você ama ou odeia. Os musicais estão presentes na história do cinema desde que este deixou de ser mudo.

No seu início  eram interpretações de canções que já existiam, ou seja, era a narrativa da música. Com o tempo, foi se tornando adaptações de histórias da literatura, ganhando seu próprio enredo, se aperfeiçoando e proliferando cada vez mais.

As obras que se tornaram clássicos do gênero surgiram aproximadamente na mesma época, logo após a Segunda Guerra Mundial. São grandes produções que marcaram a história como “Cantando na Chuva”,  “Oklahoma” e “A Noviça Rebelde”.

Os musicais acabaram influênciando os desenhos animados, que acabam por incorporar em vários momentos de sua narrativa uma canção que conte o enredo.

Os filmes do genero que se tornaram mais populares surgiram nos anos 60 e 70. Eles  reprentavam a filosifia hippie, o espírito rebelde da época, além de conter as danças  e músicas que marcaram esse período. São os chamados “musicais pop do cinema” , seus melhores exemplos são os estrelados por John Travolta: “Grease, nos tempos da Brilhantina”  e os “Os Embalos de Sábado  à Noite”.

Continuando no  gênero dançante, surge nos anos 80 os inesquecíveis” Dirty Dancing

( com Patrick Swayze e Jennifer Grey) e Foot Loose, Ritmo Loco (Kevin Bacon e Sara Jessica Parker).

Ao longo dos anos 90 apareceram mais obras significativas como ” Moulin Rouge“, que lembra as  produções milionárias do passado, agora com grandes efeitos e montagens e “Dançando no Escuro”, protagonizado por Bjork e considerado um dos filme  mais triste do cinema.

Há muitos músicos que  utilizam os musicais para contar sua tragetória ou apenas para divulgar sua obra, fazer dela uma nova arte. Os exemplos mais clássicos são os inúmeros musicais protagonizados por Elvis Presley e pelos Beatles. O trabalho mais recente que envolve a obra dos Beatles foi o filme “Acoss the Universe”.

E como  a maioria das integrantes desse blog são fãs de Tim Burtun, não poderia deixar de citar a obra um tanto quanto gótica Sweeney Todd, protagonizado por Johnny Depp, lançada em 2007.

High School  Musical produzido pela Disney Channel  vem fazendo enorme sucesso entre o público infanto-juvenil  e é o que há de mais popular e recente na história dos musicais.

Anúncios

0 Responses to “Música para assistir”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: