17
abr
10

O fenômeno 5D Mark II

Por Sara Rissato

A líder em imagem digital – Canon Inc – apresenta a câmera digital SLR Mark II EOS 5D. Uma revolução em fotografia, a queridinha da marca também filma em full HD. Um lançamento muito bem sucedido que juntou o poder criativo de uma full-frame sensor CMOS em uma câmera compacta e prática, inovando a possibilidade de captura de vídeo HD que abre a porta a uma gama muito mais vasta de possibilidades de representação gráfica dos fotógrafos.

A Canon foi a primeira empresa a introduzir o full frame em uma câmera digital. Com a nova 5D Mark II a marca atinge outro fenômeno, a tecnologia introduzida na câmera diminuiu o ruído e expandiu a sensibilidade do sensor CMOS até ISSO- 25000, que é muito mais elevada que a  versão anterior que atingia no máximo ISO-3200.

Canon tomou a sua experiência na representação gráfica, fotografia, vídeo e tecnologia para atingir um novo nível com o lançamento. Respondendo a pergunta de onde a tecnologia SLR vai, a 5D Mark II tem a possibilidade de capturar vídeo 16:9 Full HD em 1920 x 1080 pixels e 30 fps, bem como padrão de TV qualidade 4:3 (SD) capturar vídeo em 640 x 480 pixels e 30 fps, ambas as configurações que aparecem pela primeira vez em uma câmera SLR Canon. Isso permite a fotógrafos qualificados e cineastas à ajustar nitidez da imagem, contraste, saturação, Balanço de brancos, a fim de ter essas configurações aplicada nas imagens do filme. Além disso, a Canon 5D Mark II na configuração de vídeo HD permite que novos níveis de expressão criativa através do seu livre acesso à linha completa de mais de 60 lentes Canon EF, que proporcionam uma incrível variedade de efeitos visuais, que vão desde ultra-grande-angulares até macros e super-teleobjetiva que podem descolar o assunto do fundo.

A Canon 5D Mark II grava vídeos de até 4GB por clip ou um filme captura máxima contínua com tempo de 29 minutos e 59 segundos, o que ocorrer primeiro. Dependendo do nível de detalhe na cena, um cartão de 4GB de memória pode gravar aproximadamente 12 minutos de vídeo em plena resolução HD ou cerca de 24 minutos na definição normal. São gravados em vídeo clipes .MOV usando um formato MPEG-4 e compressão de vídeo e o som é gravado usando PCMii linear, sem compressão. A nova 5D possui um terminal de entrada para microfone externo estéreo, bem como um espaço construído, em mono para microfone por conveniência. Para ajudar a mostrar esses filmes fantásticos, assim como ainda fotografias, a Canon 5D Mark II inclui uma saída HDMI (High-Definition Multimedia Interface) para exibir saída nítidas e imagens em uma televisão de alta definição.

Com todas essas possibilidades a câmera tem sido uma nova opção para cineastas e fotógrafos. Alguns talentos já foram descobertos desde que a 5D Mark II foi para o mercado.

Basicamente, essa combinação possibilita gravações de alta qualidade e efeitos iguais ao do cinema que conhecemos, se pensarmos em foco, profundidade de campo e ângulo de visão. As várias lentes e acessórios que vem sendo fabricados para o uso na 5D Mark II só aumentam estas possibilidades.

É o caso do fotógrafo Vicent Laforet que saiu da imagem estática e se aventurou nas imagens em movimento. O pequeno filme foi chamado “Reverie” e causou um reboliço no mercado cinematográfico, pois a película virou febre a acabou se tornando o portfólio oficial da Canon 5D Mark II.

Outros filmes começaram a ser produzidos. Hoje a câmera é um sucesso. Intitulado “Casulo”, o curta do escritor e diretor Bernardo Uzeda traz uma produção independente bastante intrigante, com atores profissionais e locações diversas, o filme aparentemente de suspense demonstra uma nitidez na imagem incrível. Com produção de Isadora Sachett e direção de fotografia de Guga Millet, o curta foi inteiramente filmado com a Canon EOS 5D Mark II, foi o primeiro filme produzido com a mesma no país. Segundo Bernardo:

“Eu já tinha o script pronto muito antes do lançamento dessa câmera e quase o filmei usando a HVX200 (Graças a Deus, meu diretor de fotografia me convenceu a filmar com a 5D Mark II, mas naquela época, não tinha nenhuma no Brasil e tivemos que comprar uma).”

Com nome em inglês “Imago”, o filme encontra-se em pós-produção e deve ser lançado em breve.

Anúncios

0 Responses to “O fenômeno 5D Mark II”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: