14
abr
10

Woody Allen em Barcelona

 

Por Natália Figueiredo 

Cristina sofria de uma insatisfação sem limite: estava sempre procurando algo que a tornaria completa, porém, não sabia exatamente o que buscava, só sabia que o que não queria era a monotonia, o óbvio, o clichê. Vicky esperava que sua racionalidade fizesse com que sua vida saísse exatamente como ela havia planejado.Vicky e Cristina

Apesar de personalidades tão opostas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina ( Scarlett Johansson) são amigas. Decidem passar o verão em Barcelona e os acontecimentos dessa viagem vão mudar suas vidas,  quebrando alguns de seus paradigmas e  confirmando outros.

 Ambas se hospedarão na casa de uma familiar de Vicky. Ela realiza a viagem com o objetivo de concluir seu mestrado sobre a cultura catalã e se casará em breve. Já Cristina, que é escritora e atriz, acabou de realizar um filme fracassado sobre o amor. Ela busca sempre algo que a inspire, que a ajude a materializar seus sentimentos na arte, mas nunca consegue criar algo surpreendente e ela mesma se acha sem talento.

o sedutor Marco Antônio

Suas férias tomam outro rumo quando elas conhecem o sedutor Marco Antônio (Javier Barden), e ambas acabam se apaixonando por ele. Marco Antônio é ex- marido da pintora temperamental Maria Elena, interpretada por Penélope Cruz. O relacionamento entre os dois sempre foi conturbado, apesar de se dizerem intensamente apaixonados um pelo outro, sempre viveram em conflito e afirmavam que para que vivessem em paz faltava algo, algum ingrediente que não sabiam o que era. Ao longo do filme é revelado que o ingrediente que faltava a eles era Cristina.O filme é mais uma obra prima de Woody Allen e garante bons momentos de comédia e de reflexão. Mais do que abordar as diferentes visões que as duas amigas têm do amor( uma é prática, realista e a outra sonhadora e impulsiva), a história trata sobre desejos e anseios não realizados e de como as pessoas lutam  pela felicidade ou apenas deixam a vida passar. É uma comédia com pitada de tristeza, típico de várias obras de Allen como ele mesmo afirma nessa entrevista:

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/08/15/woody_allen_fala_sobre_vicky_cristina_barcelona_-547765124.asp  

Penélope Cruz no papel da tempestiva Maria Elena

Esta é a primeira obra de Allen filmada na Espanha. Os governantes de Barcelona ao saberem do interesse do diretor para gravar no país se ofereceram para financiar o filme. O resultado deu muito certo, já que o filme é daqueles que te desperta uma  imensa vontade de conhecer todo o cenário, principalmente pelas cenas que mostram os principais pontos turísticos, os monumentos, toda arte e todo clima da cidade exótica ao som da alegre música-tema “Barcelona” de  Giulia & Los Tellarini. 

O filme, apesar de não agradar muitos críticos que esperam verdadeiros milagres de Woody Allen, conquistou o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Penélope Cruz. Javier Barden  e Rebeca Hall foram indicados aos prêmios de melhor ator e atriz pelo Globo de Ouro. Javier já tinha participado do filme “Onde os fracos não tem vez” e Rebeca, apesar de estreante em um filme de grande porte, chamou atenção por sua ótima atuação. 

 Veja o trailer do filme: 

 

Veja o clipe da música tema “Barcelona” 

Anúncios

3 Responses to “Woody Allen em Barcelona”


  1. abril 14, 2010 às 10:17 pm

    em julho do ano passado fiz um post sobre esse filme no meu blog pessoal…

    Faz tempo q ví o filme, mas se não me falha a memória, é um filme sobre momentos, onde as ações e falas das personagens não precisam ser entendidas, basta serem sentidas.

    A frase da personagem de Penélope Cruz não me sai da cabeça por nada: “Nosso amor vai durar para sempre. É para sempre mas não dá certo. Por isso será romântico. Porque não pode ser completo.”

    bjs da Yumi!

  2. abril 20, 2010 às 2:44 am

    Dispensa comentários. Filme incrivel. Obrigada por atender o pedido Natiii!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: