02
abr
10

Música e Amizade

Por Betânia Soares

 

Jamie Foxx é Nathaniel Ayers, um músico ex-estudante de Juilliard, conceituada escola de Nova Iorque. Esquizofrênico, vive nas ruas de Los Angeles. Ele enche a atmosfera da cidade com a música que tira de seu debilitado violino de apenas duas cordas. A vida de Nathaniel muda quando, sem querer, seu caminho se cruza com o do jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.), colunista do Los Angeles Times que anda pela cidade a procura de uma boa história. Lopez passa a escrever sobre Nathaniel no jornal. As matérias do colunista tocam a cidade de Los Angeles e rendem a Ayers a doação de um violoncelo que passa a ser parte dos pertences que ele carrega em seu carrinho de supermercado.

No viaduto onde mora, a música de Nathaniel é som um especial que, nas mães do diretor Joe Wright, compõe uma sinfonia junto aos sons da grande cidade. O solista (The Soloist, 2009) é um filme baseado na história real de um jornalista que se introduziu no mundo de um músico sem teto e, pensando estar mudando a história desse homem, percebe que algo nele também mudou. Os 117 minutos do filme de Joe Wright  e da roteirista Susannah Grant, que não deixou que se perdesse a profundidade da experiênia vivida por Steve e Nathaniel, faz da música a alavanca para esse novo caminho econtrado pelos dois amigos.

“Só conhecia parte da sua história. Eu o conhecia tocando violino diariamente sob o sol matutino suspenso entre um garoto gênio e um viajante perdido. Toda noite meu amigo Nathaniel guarda seus instrumentos e se deita entre vigaristas e piranhas, entre bêbados caidos, esparramados  pelas ruas, com ratos enormes saindo dos esgotos se aproveitando da imundice. Eu digo que aqui não é lugar pra ele. Ele responde que quer ficar. Que esta é sua escolha. Devo aceitar sua palavra ou forçá-lo ao contrário? Usar a força física não seria mais humano que deixá-lo aqui nas ruas, nesta colônia perdida de almas desamparadas?”

O elenco conta também com Catherine Keener, que vive Mary, jornalista, colega de redação de Lopez e sua ex-mulher.  

 

O solista merece uma ida até a locadora!

Veja o trailer

 

Anúncios

0 Responses to “Música e Amizade”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: