29
mar
10

Drama pesado, atuações brilhantes

Por Camila Bichuetti

Há algum tempo atrás, Gabourey Sibide, era apenas uma estudante de psicologia, nascida no Brooklyn e criada no Harlem. Foi incentivada por sua mãe e um amigo a fazer o teste para a protagonista do filme Preciosa – uma história de esperança. Até então, não havia participado de nada além que algumas peças na escola. Sibide concorreu com mais 500 garotas pelo papel principal do filme e acabou sendo escolhida dois dias depois de realizar o primeiro teste.

Em entrevista cedida ao site G1, ela conta que o diretor Lee Daniels perguntou como ficariam as aulas na faculdade caso ela fizesse o filme. Sem pensar muito Sibide respondeu: “Não é todo dia que alguém recebe uma oferta para participar de um filme, algo tem que ser sacrificado.” Muito provável que ela tenha conquistado o diretor e acabou sendo escolhida para o papel.

A novata surpreendeu e merece destaque. Logo em seu primeiro trabalho no cinema chegou a concorrer pelo Oscar, na categoria de melhor atriz com as veteranas Meryl Streep e Helen Mirren.

O filme é baseado no livro Push (1996), de Sapphire e traz temas como racismo, abuso sexual, incesto, pobreza, violência doméstica e AIDS para as telas. O resultado positivo é mérito do diretor Lee Daniels, que conseguiu trabalhar bem todos esses aspectos sem torná-los clichê e nem exagerar na dose.

Claireece Preciosa Jones é uma adolescente de 16 anos, negra, obesa, analfabeta, pobre, mal-tratada pela mãe e vítima de estrupos pelo seu pai. Grávida de seu segundo filho, a diretora de sua escola a força a mudar para uma escola “alternativa”, onde acaba conhecendo a professora Blu Rain, interpretada por Paula Patton, que a ajudará a aprender a ler e exteriorizar as suas emoções.

Com tantos problemas, Preciosa encontra refúgio em seus devaneios: ela se imagina uma estrela, passeando por festas, fazendo sessões fotográficas e com um namorado lindo. E é para esse mundo que ela foge quando que sair da sua realidade.

O filme Preciosa, contou com um ótimo elenco. Vale ressaltar, a participação de Mariah Carey sem nenhum glamour, na pela da assistente social e o enfermeiro, interpretado por Lenny Kravitz, que quase passam despercebidos no decorrer do filme, tamanho envolvimento na trama.

Mesmo lidando com temas tão pesados, o filme se trata de algo maior: a esperança. Preciosa, com o apoio da professora Rain, de suas novas amigas da escola “alternativa”, começa a ganhar auto-estima e coragem para encarar seus problemas de frente.

O filme recebeu atenção especial da apresentadora de TV, Oprah Winfrey, que ajudou na divulgação e acabou entrando na ficha técnica como produtora executiva.

Preciosa já acumula tem 44 prêmios e 58 indicações pelo mundo. A atuação de Mo’Nique, que interpreta a mãe de preciosa, recebeu grandes elogios e ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante nas seguintes premiações: 82º Academy Awards, Oscar, 67º Globos de Ouro e 16º Screen Actors Guild Awards.

O filme também foi premiado como Melhor Roteiro Adaptado pelo Oscar e pela 82º Academy Awards.

No Spirits Award, premiação voltada para cinema independente, ainda ganhou como melhor filme, diretor e roteiro original, melhor atriz (Gabourey Sibide) e melhor atriz coadjuvante (Mo’Nique).

Preciosa, além de ótimo elenco, tem um enredo envolvente que é capaz de emocionar o telespectador. Eu recomendo.

Confira o trailer de Preciosa:

Anúncios

3 Responses to “Drama pesado, atuações brilhantes”


  1. março 30, 2010 às 11:34 am

    Eu tinha visto o trailer dess filme. A princípio, fiquei com muita pena. No fim, mesmo sem assistir ao filme ainda, também fiquei com pena… hehehe

    Parabéns pelo blog! As indicações são muito boas =)

  2. março 30, 2010 às 11:38 am

    Ainda não vi esse filme, mas parece ser muito bom! Tudo bem que a Sibide deve ser uma ótima atriz, mas ainda bem que ela não ganhou da Meryl Streep, porque dessa dai ninguém ganha! Vou ver nesse final de semana.

  3. março 30, 2010 às 11:55 am

    Eu quero ver! Pena que os horarios estao restritos. Esperar pra locar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: