27
mar
10

Um bordel de Paris – Moulin Rouge

Por Sara Rissato

Moulin Rouge é a celebração da verdade, da beleza, da liberdade; e, acima de tudo, do amor. O enredo acontece na mal-afamada, embora glamourosa e luxuosa boate na Paris de 1900. Nicole Kidman interpreta Satine, o Diamante Brilhante, estrela do Moulin Rouge e cortesã mais famosa da cidade. Ela se apaixona por um jovem escritor, porém vira objeto de obsessão de um rico duque. Ewan McGregor é o escritor Christian, que se vê arrastado para dentro desse mundo decadente e ao mesmo tempo espetacular, onde tudo é permitido – menos se apaixonar. O filme foi escrito, dirigido e produzido pelo australiano Mark Anthony Luhrmann, também conhecido por Baz Luhrmann.

Paris naquela época era a casa de grandes artistas como Bob Dylan e  Eminems, além de ser o centro da tão aclamada revolução boemia. O Moulin Rouge, que realmente existiu, foi um bordel conhecido como mais depravado e selvagem da época, um cabaré onde era possível perder a identidade e viver todas as suas fantasias. Ele era dividido em três partes.  A fachada que possuía o charmoso moinho, um jardim e o salão de dança.  O salão principal continha galerias que circulavam a pista de dança, a plataforma para a banda e, por incrível que pareça, existia um elefante gigante no jardim que servia de camarote para a cortesã mais desejada.

O nosso Moulin Rouge era exatamente igual ao bordel de Paris. Nada foi feito ao ar livre, todas as cenas foram interpretadas dentro de estúdios, o que não é comum, se tratando de cinema hollywoodiano. As cenas foram filmadas nos estúdios Fox em Sydney. Construíram uma maquete de Paris e colocaram imagens digitais de pessoas no início da produção, batendo o recorde de tomadas de elementos visuais mais longas da história do cinema. O elefante que construíram tinha os mesmos 20 metros de altura do verdadeiro, com isso as personagens de Ewan McGregor e Nicole Kidman tiveram que usar arreios, pois era muito perigoso. Podemos resumir os cenários do bordel como um banquete para os olhos, cinematograficamente falando. Há um choque de estilos, clássico, histórico, moderno em toda a produção. Foram feitos 300 figurinos totalmente novos, sendo que havia 80 pessoas trabalhando somente na indumentária. Nossa estrela principal, Satine, possuía figurinos totalmente exclusivos para ela.

Satine teve sua inspiração em Marlene Detrich, Marilyn Monroe e Madonna. As outras cortesãs eram chamadas de Diamond dogs, receberam esse apelido porque como diz a lenda naquela época as cortesãs eram pagas com diamantes, e as mesmas frequentemente os lançavam ao fogo só para vê-los queimar. As danças reproduzidas são chamativas e eróticas, as que mais se destacam são o can can e o tango. O can can era uma dança tão sedutora e violenta que homens morriam de enfarte no meio da pista de dança. O tango foi reproduzido por 30 casais fazendo os mesmos passos de formação, deixando o momento intenso e radicalmente agressivo. Moulin Rouge é a terceira produção de uma trilogia.

A primeira, Strictly Ballroom (1992), a mensagem foi transmitida através da dança. A segunda é Romeu e Julieta (1996) que utilizou o uso elevado da língua shakespeariana para transmitir a história; e, finalmente Moulin Rouge (2001) aonde a essência do filme esta nas notas musicais das canções interpretadas pelas personagens. Os três filmes têm um estilo semelhante, é cinema com participação da audiência através da reinvenção do gênero cinematográfico. O filme se estabelece como sendo uma miscelânea da cultura do século passado, tendo a habilidade de nos envolver com várias emoções, usando todos os estilos musicais e decorativos para recriar esse “submundo elevado”.

Confira também a música tema de Satine e Christian

Anúncios

0 Responses to “Um bordel de Paris – Moulin Rouge”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: