23
mar
10

Há um monstro dentro de cada um de nós…

Por Yumi Miyake

“Max se perguntou por que ele era assim. […] Havia muitas coisas que ele tinha feito, muitas coisas que ele tinha quebrado, rasgado ou dito, e ele sempre sabia que as tinha feito, mas não conseguia entender totalmente por quê.” 1

Max, um garoto bagunceiro e cheio de imaginação é o personagem principal do filme ‘Where the wild things are’ ou em português ‘Onde vivem os monstros’, dirigido por Spike Jonze (‘Quero ser John Malkovich’,‘Adaptação’), em uma mistura de animação com personagens reais.

Lançado no final de 2009, o filme é baseado no livro ilustrado ‘Where the wild things are’ escrito em 1963 por Maurice Sendak. Inicialmente foi escrito para crianças, mas seu universo repleto de sentimentos e significados acabou atraindo jovens e adultos – ‘Onde vivem os monstros’ é o livro preferido do presidente americano Barack Obama. Devido ao sucesso do livro até desenhos animados foram criados.

O Max do filme é filho de pais separados, quase nunca vê o pai e tem que conviver com o namorado da mãe (vivido por Mark Ruffalo) e a irmã adolescente que não quer mais saber de brincar com ele. Menino de grande imaginação e energia de sobra, Max muitas vezes não consegue controlar seu temperamento e a partir de uma briga em casa, foge para um mundo só dele, habitado por monstros. Cada monstro tem personalidade e características definidas: Carol, apesar de ameaçador, é ao mesmo tempo carente e afetuoso. Katherine é a que se sente diferente e muitas vezes acompanha as brincadeiras de Max e o resto dos monstros `a distância. Cada monstro retrata as diversas características de Max e de qualquer criança em fase de amadurecimento. Ao todo são 7 monstros liderados por Max, que irão colocar em cheque alguns de seus questionamentos. O mundo imaginário passa a ser tão ou mais complicado do que o mundo real que ele deixara para trás.

Quem lera o livro na infância e se sentiu um pouco perturbado na época poderá se reconciliar hoje, anos mais tarde, ao ver o filme. Apesar de ‘infantil’, após o término as crianças podem sair do cinema um tanto quanto perturbadas, se sentindo mais adultas. E é ai que o filme peca. Aparentemente ‘Onde vivem os monstros’ é infantil, mas assistindo-o fica bem claro que não foi feito para crianças. O filme tem diálogos que as crianças podem não entender.  Já os jovens e adultos saem com a vontade de voltar atrás, ser criança outra vez, época em que criar um mundo imaginário não era coisa para loucos, e sim para crianças sonhadoras.

Onde vivem os monstros pode causar estranheza, mas é uma obra que trata de um momento nas nossas vidas em que devemos amadurecer para entendermos o mundo ao nosso redor… ou seria para deixar de entendermos e podermos digerir o mundo com mais facilidade?

Sugestões:

1. Leia o livro “Os Monstros” de Dave Eggers, baseado no roteiro do filme.

2. Confira o trailer:

3. Ouça a música do trailer que se chama “Wake up” e é da banda canadense Arcade Fire.

4. Confira Spike Jonze e Maurice Sendak comentando o filme:

http://www.omelete.com.br/cinema/autor-e-diretor-discutem-filme-de-onde-vivem-os-monstros

1 EGGERS, Dave. Os Monstros.Companhia das letras, 2009. pp. 31.

Anúncios

2 Responses to “Há um monstro dentro de cada um de nós…”


  1. 1 Ju
    março 24, 2010 às 8:24 pm

    Só podia ter sido da Yumi essa matéria!
    Obrigada pela indicação do livro, amigaaa, muitooo bom!!!
    Beijos ;*

  2. março 25, 2010 às 12:20 am

    Esse filme é uma coisinha linda! e a trilha sonora mto boa! parabéns pelo post 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: